7 de mar 2018

TRE vai estender a biometria a todos os municípios de Minas

Com o início da biometria ontem em mais 56 cidades, […]

Com o início da biometria ontem em mais 56 cidades, o atendimento biométrico chega a todas as cidades do Estado. Entre as próximas cidades a iniciarem o recadastramento biométrico de eleitores, depois de Uberaba, Contagem, Betim e Uberlândia, está Patos de Minas, que possui eleitorado composto por 109.544 votantes. Ao concluir esta ação, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) pretende completar a biometria de 100% dos eleitores mineiros.

De acordo com o TRE, para as eleições programadas para outubro de 2018 um total de 84 municípios de Minas Gerais vai utilizar a identificação biométrica de forma obrigatória na hora de o eleitor votar. Por outro lado, ainda há outras 769 cidades onde a biometria não é obrigatória, incluindo Belo Horizonte. Entre os municípios que exigirão a apresentação das digitais dos eleitores estão Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia, que vão concluir o recadastramento biométrico em 9 de maio. Atualmente, 3.857.421 eleitores em Minas possuem os dados biométricos cadastrados, o que representa 24,54% do total de eleitores do Estado.

Nas 56 cidades que iniciaram a biometria, o procedimento ainda não é obrigatório. Diferente desses municípios, em Uberaba a biometria é obrigatória e os eleitores têm até 9 de maio para buscar esses serviços da Justiça Eleitoral, já que depois desta data o cadastro de eleitores fecha e só reabre após as eleições, em novembro. Quem precisar tirar o primeiro título de eleitor, fazer a transferência, a atualização dos dados ou a regularização do título será atendido com a coleta dos dados biométricos.

Para regularizar a situação, depois de agendar o serviço pelo site www.tre-mg.jus.br/eleitor/agendamento, o eleitor que não compareceu ao recadastramento biométrico deve procurar as Centrais de Atendimento ao Eleitor, na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Basta apresentar um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de endereço atual. O eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos, que for tirar o título pela primeira vez, também deve apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar. A coleta das digitais e das fotografias do eleitor para a biometria leva somente cerca de 10 minutos e os dados vão para o sistema do TRE-MG.

Fonte: jmonline.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

MENU