11 de set 2018

Ser Carmelita Missionária, um jeito fascinante de Seguir Jesus

Nós somos Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino […]

Nós somos Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus e nossa Congregação foi fundada na Itália pela Beata Maria Crucifixa Curcio e Pe. Lourenço Van de Eerenbeemt em 1925, ano da canonização de santa Terezinha. Por isso, temos santa Terezinha como nossa padroeira e, acima de tudo, devemos continuar no mundo sua missão de fazer Jesus conhecido e amado por todos.

Somos carmelitas e missionárias, nascemos como um Carmelo Missionário, devemos estar no meio do mundo para evangelizar. Nossa vocação especial na Igreja é: mostrar a todos de maneira especial às crianças e jovens o rosto misericordioso de Deus, como dissemos, à exemplo de santa Terezinha.

Este ano estamos celebrando os 70 anos da chegada das primeiras Irmãs Carmelitas Missionárias ao Brasil. Elas vieram da Itália em 1948, radicaram-se na cidade de Paracatu, onde as sementes do nosso carisma foram lançadas e os ramos foram crescendo, frutificando e muitas vocações apareceram. Então, a pequena plantinha lançou seus ramos para outras cidades do Brasil.

Em 1964 chegamos a Uberaba, a convite do saudoso Dom Alexandre Gonçalves do Amaral que foi à Itália, na época do Concílio Vaticano II e pediu aos fundadores, como ele mesmo disse: “uma mudinha da Congregação para a sua Arquidiocese”.

Nosso endereço: Rua Afonso Rato, 1125. Aqui temos duas comunidades: Comunidade Santa Terezinha – Casa Provincial e Casa de Formação; Comunidade Maria Rainha da Paz – responsável pela missão educativa e social do Educandário Menino Jesus de Praga.

No Brasil, temos 13 comunidades nos estados de: Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Pará. Fora do Brasil estamos presentes na Itália, Malta, Canadá, Filipinas, Tanzânia, Romênia, Vietnam, Indonésia.

Para evangelizar atuamos na educação em todos os sentidos: educação formal, educação de lideranças missionárias, educação social, em escolas, obras sociais, frentes missionárias, missões populares e nas pastorais.

Vivemos nossa vocação religiosa em comunidade, dedicadas à oração, à fraternidade e à missão. Da oração retiramos nossa força e ardor para evangelizar. Priorizamos as crianças e os jovens, mas como missionárias vamos a todos os que precisam.

Este ano, estamos celebrando o Ano Vocacional da Congregação, momento de rezar pelas vocações para os diversos ministérios da Igreja e especialmente pedir ao Bom Deus que envie vocações para a nossa Família religiosa, pois acreditamos que nosso carisma e missão são muito importantes na Igreja. Agradecemos também pelos 70 anos de missão no Brasil.

O tema do Ano Vocacional é Carmelita de todo o Coração para ser missão e o lema é O Senhor te chama!
CARMELITA – Fazer parte da Família do Carmelo, beber da fonte dos grandes santos da Igreja, buscar a Deus com todo coração, é o nosso ideal e nosso jeito de viver o seguimento de Jesus. É um jeito fascinante de seguir Jesus.
DE TODO CORAÇÃO – Nos recorda Santa Terezinha que disse: “No coração de minha Mãe, a Igreja, eu serei o Amor ” e nos impulsiona a querer, a seu exemplo, ser na Igreja o amor.
PARA SER MISSÃO – É a razão de nossa vocação na Igreja – fazer com que todas as pessoas conheçam Jesus.

O Ano Vocacional é uma convocação a nós Irmãs, por primeiro, para reavivarmos o Dom de nossa vocação, para que nossas comunidades religiosas e paroquiais sejam cada vez mais próximas aos jovens e também para apresentar aos jovens o nosso carisma, nossa vocação, nosso jeito de ser na Igreja, para que o Senhor Jesus possa ampliar o leque de suas opções e, quem sabe, chamá-los a ser totalmente Dele na vida consagrada e a seguir Jesus como Carmelita Missionária de Santa Teresa do Menino Jesus.

A finalidade deste artigo é convocar você, caro irmão e cara irmã, a refletir sobre qual é sua vocação, o seu lugar na Igreja, a pedir a luz do Espírito para encontrar este lugar que é só seu, a rezar pelas vocações da Igreja.

Nós apresentamos a você o nosso carisma na Igreja para que você nos conheça e pedimos com carinho: junte-se a nós e reze pelas vocações da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus para que possamos continuar a missão de Santa Terezinha hoje no mundo.

E para você jovem que sente o chamado do Senhor, peça que o Senhor Jesus te ilumine nesta descoberta. Se precisar podemos te acompanhar neste caminho de discernimento.

Se você quiser saber mais sobre nós:
Acesse: www.carmelitasmissionarias.com.br;
vocacio@carmelitasmissionarias.com.br
Ligue:(34) 3332 4525/ (34) 9. 9250-4748 – Ir. Sônia
Escreva: Rua Afonso Rato, 1125 – CEP: 38.060-040 – Uberaba – MG
Ou se preferir venha nos visitar.
Deus nos abençoe a todos!
Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

MENU