11 de dez 2017

Irmãs Carmelitas Missionárias comemoram 70 anos de chegada ao Brasil

Dia 16 de dezembro a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias […]

Dia 16 de dezembro a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus comemora 70 anos de sua chegada ao Brasil. Foi em 1947 que Irmã Inês, Irmã Grazietta, Irmã Virginia e Irmã Eliana desembarcaram no Rio de Janeiro vindas da Itália, com o objetivo de trazer para o Brasil a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias. Paracatu foi a primeira sede da Congregação.

Em 1963, o então Arcebispo de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, solicitou à sede da Congregação, na Itália, que Uberaba recebesse uma Comunidade das Irmãs Carmelitas. Como Paracatu, na época, não oferecia oportunidade de estudo para as irmãs, elas concordaram em vir para Uberaba. Nesse grupo estava a Irmã Virginia Murtinu, responsável pela Congregação no Brasil. Com a sua presença em Uberaba, a cidade passou a ser a sede da Congregação no país.

Em 1975 é iniciado o atendimento de crianças órfãs. Algumas em regime de internato passaram a residir com as Irmãs. Este atendimento se estendeu até 1995 quando, por questões legais, o regime de internato deixou de existir e surgiu o Educandário Menino Jesus de Praga.

Atualmente são 255 crianças atendidas, gratuitamente, em regime de pós-escola. O Educandário mantém dois turnos, um matutino e outro vespertino. Ao todo são 30 pessoas entre professores, funcionários e educadores sociais que oferecem às crianças, diariamente, atividades educacionais, recreativas, artísticas e ainda refeições balanceadas. A Congregação das Irmãs Carmelitas é responsável por todo o custo do trabalho já que das crianças nada é cobrado.

Fonte: ejornais.com.br/jornaldamanha

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

MENU