26 de jun 2018

Arquidiocese de Uberaba realiza Romaria da Família 2018

A Arquidiocese de Uberaba realiza no próximo dia 01 de […]

A Arquidiocese de Uberaba realiza no próximo dia 01 de julho, domingo, a Romaria da Família na cidade de Romaria (MG). As atividades terão início às 8h30 e se encerram às 14h. O objetivo do evento é promover e valorizar a família, com a proposta da Pastoral Familiar arquidiocesana de unir-se a todas as demais pastorais da Arquidiocese no sentido de evangelizar as famílias.

O evento terá início com o café da manhã às 8h30 e será cobrado o valor de R$10,00 para aqueles que desejarem fazer as refeições (café e almoço) no espaço do encontro. Após o café serão oferecidas duas oficinas sobre o tema do Ano do Laicato: “Cristão leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. As oficinas serão apresentadas por dois sacerdotes e dois leigos comprometidos que darão seus testemunhos. Na sequência será celebrada a Missa, organizada pelo setor de Araxá. Após o almoço haverá a oração do Terço, preparado pela paróquia de Planura. Após o terço será o grande momento da Coroação de Nossa Senhora, feita pela Catedral Metropolitana de Uberaba.

A Semana da Família é celebrada em todo o Brasil todos os anos no mês de agosto. Este ano ela será celebrada nacionalmente entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018, com o tema: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto.

Na Arquidiocese de Uberaba a Semana da Família foi antecipada devido às festividades da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia, celebrada no dia 15 de agosto. A mudança da data teve o intuito de dedicar um momento especial para a Semana da Família, que é uma iniciativa da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar em Uberaba, Solange Martinelli e Freud Antônio Martinelli, que estão à frente da Semana da Família, ressaltam a importância da participação dos fiéis. “É um momento especial para nós, enquanto famílias, para colocarmos nossas famílias nas mãos de Deus. Por isso essa caminhada juntos, essa preparação de segunda a sábado, durante a Semana da Família. Para no domingo nos encontrarmos na casa da mãe e pedir a ela a benção para as nossas famílias, em especial para as famílias da nossa Arquidiocese”, diz Solange. “Precisamos durante essa semana fazer nosso exercício de penitência, oração, de entrega total nas mãos de Deus e nas mãos de Nossa Senhora”, convida Freud que destaca a necessidade dos fiéis aprenderem a caminhar como famílias.

O assessor espiritual da Pastoral Familiar arquidiocesana, monsenhor Célio Lima, convida todos para participarem das atividades em suas paróquias durante a semana e também para peregrinarem até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, no dia 01 de julho. “Depois de uma intensa semana de estudos e reflexões sobre a família bem como de orações propostas pela Semana da Família e da Vida, iremos nos encontrar para esse grande encontro de fé em Romaria. Teremos duas conferências simultâneas e com o mesmo tema: O Ano Nacional do Laicato”, reforça o assessor.

As paróquias estão se organizando para irem juntas, em grupos e caravanas. Porém, muitas pessoas vão em seus carros particulares. “O importante é estarmos todos juntos em Romaria para entregarmos as nossas vidas e as nossas famílias sob o manto de Nossa Senhora”, diz Solange. “Procure sua paróquia ou vá de qualquer outra forma, de carro, de moto, mas não deixe de ir. O Papa Francisco diz que a família é o grande patrimônio da humanidade. São João Paulo II disse que a família é o Santuário da vida. Vamos rezar juntos pelas nossas famílias, seus encontros e desencontros, suas alegrias e tristezas, mas sempre em Deus”, incentiva monsenhor Célio.

A Romaria da Família 2018 é um evento arquidiocesano, portanto envolve as 64 paróquias distribuídas em 20 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba que integram a Arquidiocese de Uberaba.

Histórico

A Semana Nacional da Família é realizada anualmente e já faz parte do calendário de milhares de paróquias do país. Ela foi realizada pela primeira vez como resposta ao desejo de se fazer algo em defesa, promoção e valorização da família. Para isso, foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, com a proposta da Pastoral Familiar de articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar as famílias.

Jordana Moreira
Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

MENU