13 de Jan 2017

Uberaba é a cidade com mais grupos de Folia de Reis, aponta Iepha-MG

Nenhum comentário

Um estudo realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) apontou que o Triângulo Mineiro, o Noroeste de Minas e o Alto Paranaíba são as regiões do estado com mais grupos de Folia de Reis. Uberaba é o município com o maior número, destacando-se com 106 grupos registrados. Em seguida, João Pinheiro, no Noroeste, com 34; Uberlândia, no Triângulo, com 32, seguida por Patrocínio, com 26 e Patos de Minas, com 25, ambas no Alto Paranaíba.

Ao todo, 1.255 grupos de 326 municípios se cadastraram por meio de um formulário online criado pelo Iepha, sendo 81 inscrições feitas pelos próprios grupos, 42 pelo instituto e 1.132 partiram da iniciativa das prefeituras. A plataforma ainda permanece aberta recebendo cadastros, pois a ideia do Iepha é que seja uma atividade contínua, e que os grupos, prefeituras, pesquisadores e interessados em geral possam cadastrar informações sobre os milhares de grupos de Folia de Reis existentes.

Na última sexta-feira (6), as Folias de Reis foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais. A tradicional festa da cultura popular mineira recebeu aprovação de todos os membros do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep).

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>