11 de abr 2018

Pastoral da Comunicação Arquidiocesana de Uberaba participa de Encontro Regional

A Pastoral da Comunicação realizou no dia três de março, […]

A Pastoral da Comunicação realizou no dia três de março, em Belo Horizonte, o Encontro Regional de Coordenadores e Assessores Eclesiásticos da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 2 da CNBB, formado por Minas Gerais e Espírito Santo. Foram 33 participantes de 17 dioceses dos dois estados.

O arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da Comissão Regional de Comunicação e Cultura Dom Gil Antônio Moreira esteve presente durante todo o encontro e presidiu a Celebração Eucarística que deu início aos trabalhos. Dom Gil afirmou que a Igreja tem sua missão de comunicar o Evangelho, de levar Cristo para as pessoas, mas não conseguirá fazer isto de forma densa se não estiver preparada para o uso dos meios de comunicação, de seus instrumentos e novas técnicas de hoje. “Nós estamos em uma época de comunicação e a comunicação se desenvolve de maneira veloz no mundo inteiro. Então, é importante que as dioceses se organizem por meio da Pastoral da Comunicação”.

O arcebispo destacou a importância do encontro, entre outras razões, dada a oportunidade de formação proporcionada pelo tema central de estudos, a comunicação do mundo digital. “Neste encontro, estamos abordando a Pastoral da Comunicação na época digital; são conteúdos que despertam para a aplicação desses meios em favor do Evangelho”, afirmou.

Representando a Província Eclesiástica de Uberaba (formada pela Arquidiocese de Uberaba e pelas Dioceses de Patos de Minas, Uberlândia e Ituiutaba), estiveram presentes o assessor espiritual da Pascom em Uberaba Monsenhor Valmir Ribeiro e o assessor da diocese de Patos de Minas Padre Artur Oliveira.

Monsenhor Valmir chamou a atenção para a troca de experiências entre os padres assessores, os assessores de imprensa e de comunicação, e os agentes Pascom presentes, além da oportunidade de estar com o bispo referencial da comunicação do Regional Leste 2. “É sempre bom nos encontrarmos com pessoas que estão trabalhando e buscando a realização do mesmo ideal, que é uma comunicação positiva e produtiva. Uma comunicação que leve nossa Igreja, através dos meios de comunicação existentes hoje, a marcar presença na vida das pessoas e modificá-las, ajudando-as a serem melhores. Isso, hoje, a comunicação faz de modo excelente, se quiser”, relatou.

Para o assessor espiritual da Pascom em Uberaba, a reunião do grupo somada à Celebração da Eucaristia enche a todos de coragem, alegria e dinamismo. “Isso, sem dúvida, nos fortalece. E também aqueles que vêm assessorar o encontro sempre trazem uma palavra que nos ajuda a refletir, apontam rumos e caminhos ou confirmam aquilo que nós estamos fazendo”. Para Monsenhor Valmir, o encontro em si é muito positivo e, por si só, já nos revigora. “Só de estarmos tratando do mesmo assunto e buscando a realização de uma Pastoral da Comunicação eficiente, isso nos encoraja. Voltamos para casa esperançosos de que vamos conseguir, sim, tornar a Pascom uma realidade tanto em nossa província quanto em nossa Arquidiocese”, concluiu animado.

O objetivo do encontro foi propiciar uma vivência fraterna entre coordenadores, assessores eclesiásticos e pessoas que atuam na Pascom das Arquidioceses e Dioceses do Regional Leste 2, partilhando a missão de comunicadores cristãos e reforçando a articulação dessa pastoral. Que Nossa Senhora da Comunicação interceda por todos os comunicadores cristãos!

Jordana Moreira

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

MENU