20 de Out 2013

Monsenhor Valmir assume Catedral de Uberaba

Centenas de fiéis prestigiaram no último dia 18 de outubro, a missa de posse de monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro a frente da Catedral Metropolitana. Ele substitui monsenhor Paulo Porta que se manteve como pároco da matriz de Uberaba por longos 24 anos.
A cerimônia de posse do novo pároco da Catedral foi presidida por dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada por mais de15 sacerdotes. Marcando a celebração foi feita entronização de imagem peregrina de Nossa Senhora da Aparecida e feita a leitura da provisão de pároco.
Após o evangelho, no rito de posse, monsenhor Valmir fez a profissão de fé e renovou os seus propósitos sacerdotais. Em seguida recebeu de dom Paulo as chaves da Catedral Metropolitana, a estola roxa, o batistério e a chave do sacrário. Por fim, jurou fidelidade a Igreja e ao arcebispo, que o declarou empossado como pároco da matriz de Uberaba por um período de seis anos.
Em sua pregação dom Paulo Peixoto agradeceu o trabalho de padre Paulo e pediu para que monsenhor Valmir siga o exemplo dos apóstolos de Jesus, sendo um verdadeiro missionário. Disse também que a mudança de pároco implica numa nova etapa, em novos passos na matriz da cidade. Assim, o arcebispo pediu apoio da comunidade ao trabalho do novo pároco e que a paróquia do centro possa ajudar as igrejas periféricas.
Para o empresário Renato Peixoto monsenhor Valmir vai desenvolver na Catedral o que o Papa Francisco tem pedido que é o projeto comunidade de comunidades. Já o funcionário público Humberto Alves de Oliveira garante que ele fará grandioso trabalho e reza por isto. Também otimista a fisioterapeuta Érika Cruz entende que haverá uma grande mobilização em termos pastorais na matriz de Uberaba, acreditando que o sacerdote fará a Catedral ressurgir de novo!”
Segundo monsenhor Valmir Ribeiro o seu projeto, num primeiro momento, é dar continuidade aquilo que vem sendo feito nos 200 anos de história da Catedral de Uberaba. “Assim a vontade é de caminhar em conjunto com o que pede a CNBB, o Leste II e a nossa Arquidiocese,” disse ele.
Por outro lado, o sacerdote entende que é preciso avançar, principalmente no que tange ao seguimento comercial da área central da cidade. “Ali tem pessoas onde precisa chegar a nossa ação pastoral. Vamos ter que criar maneiras para alcançá-las de algum jeito,” frisou monsenhor Valmir, feliz com a nova incumbência, mas, sobretudo, de estar a serviço na Igreja Mãe de Uberaba.

Rubério Santos
Assessor de Imprensa

Uberaba, 20 de outubro de 2013

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>