25 de mar 2018

Missa da Unidade

Dentre as celebrações que acontecem durante a Semana Santa, cada […]

Dentre as celebrações que acontecem durante a Semana Santa, cada Igreja Diocesana é chamada a se reunir em torno do seu Bispo e do seu presbitério na Quinta-feira Santa pela manhã ou na Quarta-feira Santa a noite, como acontecem em nossa realidade, ou ainda noutro dia, conforme a realidade de cada sede episcopal, para celebrar a Missa do Crisma ou comumente chamada Missa da Unidade.

Diz-se Missa do Crisma pois, nesta celebração, o Bispo abençoa os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o óleo do crisma. Tais elementos são distribuídos a todas as paróquias e capelas para que os mesmos possam usar nos sacramentos ao longo do ano litúrgico.

Com o óleo do santo crisma são ungidos os recém batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a igreja e os altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, são ungidos aqueles que se preparam para o Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos, são ungidos aqueles que desejam receber alívio na doença ou na idade já avançada.

Gesto importante nesta Missa é que, na consagração do Crisma, participam todos os sacerdotes, como sinal de testemunho e cooperação do episcopado, de cujo múnus sagrado participam, na edificação, santificação e condução do povo de Deus. Deste modo se manifesta, ainda mais claramente, a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja.

Esta Missa chama-se, também, da Unidade porque, nesta celebração, toda a Igreja Diocesana está reunida por meio da representação de todas as paroquias, capelanias, casa religiosas e de todo o Clero. Os presbíteros renovam diante do Bispo – sinal da presença apostólica na Igreja particular e sinal da unidade com o sucessor de Pedro, o Papa – os seus compromissos sacerdotais, outrora feitos dia de sua ordenação sacerdotal. E, ainda, num gesto de reverência e obediência osculam o Bispo!

Em nossa Arquidiocese de Uberaba a Missa da Unidade, neste ano de 2018, será celebrada na Paróquia de São Frei Galvão, dia 28 de março às 19h, à rua Silvério de Azevedo, 51, bairro Morumbi.

Seminarista Luís Carlos

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

MENU