26 de Set 2013

Livraria Vaticana lança obra de JP II destinada aos artistas

Nenhum comentário

“O Evangelho e a Arte” é o tema do livro do Beato João Paulo II lançado nesta semana pela Livraria Editora Vaticana. A obra, até o momento inédita, foi recolhida de um retiro pregado em 1962, pelo então cardeal polônes, Karol Wojtyla.

Na época, Wojtyla reuniu artistas na igreja de Santa Cruz, na Polônia, durante um retiro de Semana Santa, antes da abertura do Concílio Vaticano II. O prefácio foi escrito pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. “Neste exercícios espirituais se tem (…) união entre beleza e amor, entre harmonia da consciência estética e consciência moral”, ressalta o Cardeal.

Nos textos, Wojtyla sustenta ser a presença Divina fonte de inspiração. “Deus do Evangelho é Beleza e o artista pode sempre gravitar com a sua imaginação e a sua criatividade ao redor deste Deus que apareceu e se revelou no Evangelho, mesmo permanecendo um mistério”, afirma.

O Beato reflete também sobre o talento dados aos artistas, afirmando ser um “dom pelo qual é necessário pagar com toda a própria vida e que gera uma grande responsabilidade”.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>