1 de Jul 2015

Divulgado programa oficial da viagem do Papa a Cuba e EUA

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta terça-feira (30/06), o programa oficial da viagem do Papa Francisco a Cuba e Estados Unidos de 19 a 28 de setembro deste ano.

O Santo Padre partirá de Roma para Cuba no sábado, 19 de setembro, às 10h15 locais do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci e chegará ao Aeroporto Internacional  José Martí, em Havana, às 16h locais do mesmo dia, onde se realizará a cerimônia de boas-vindas.

No dia seguinte, domingo, Francisco presidirá a missa na Praça da Revolução, em Havana, e depois fará uma visita ao Presidente de Cuba, Raúl Castro. Depois fará a oração das vésperas com os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na catedral de Havana. A seguir, o pontífice saudará os jovens no Centro Cultural Padre Félix Varela.

Na segunda-feira, 21 de setembro, Francisco deixará Havana e irá a Holguín onde celebrará a missa na Praça da Revolução local e abençoará a cidade. Parte em seguida para Santiago e ali se encontrará com os bispos no Seminário São Basílio Magno. Depois Francisco irá ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira do país, para rezar com os bispos e o séquito papal.

Na terça-feira, 22 de setembro, às 8h locais, o Papa Francisco presidirá a celebração eucarística no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, depois se encontrará com as famílias na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Santiago, e abençoará essa cidade. Às 12h15 locais desse dia, no Aeroporto de Santiago, Francisco se despedirá dessa cidade e da Ilha de Cuba e partirá para Washington, primeira etapa de sua visita aos Estados Unidos, onde será acolhido oficialmente na base Andrews Air Force.

Na quarta-feira, 23 de setembro, se realizará a cerimônia de boas-vindas no South Lawn da Casa Branca onde o Papa fará um discurso e depois se encontrará com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A seguir, se encontrará com os bispos estadunidenses na Catedral de São Mateus, em Washington. Na parte da tarde, Francisco presidirá a missa de canonização do Beato Junípero Serra, franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.

Em 24 de setembro, quinta-feira, o pontífice argentino visitará o Congresso dos Estados Unidos, onde fará um discurso. A seguir, visitará o centro caritativo da Paróquia de São Patrício e se encontrará com os sem-teto. Às 16h locais, partirá de avião para Nova York onde presidirá a oração das vésperas, com o clero, religiosos e religiosas na Catedral de São Patrício.

A primeira visita do Papa Francisco à sede da ONU está marcada para sexta-feira, 25 de setembro, pela manhã, com uma saudação e discurso do pontífice. Nesse mesmo dia, Francisco participará do encontro inter-religioso no memorial do Ground Zero, em Nova York, lembrando as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Na parte da tarde, o Papa visitará a escola católica Nossa Senhora Rainha dos Anjos e se encontrará com as crianças e famílias de imigrantes no Harlem. O dia se encerrará com a missa celebrada no Madison Square Garden, em Nova York.

No sábado, 26 de setembro, Francisco partirá para a Filadélfia onde celebrará a missa com os membros do clero, religiosos e religiosas da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo. Na parte da tarde, o Papa participará do encontro para a liberdade religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes no Independence Mall, em Filadélfia.

À noite, Francisco participará da Festa das Famílias e da vigília de oração no Benjamin Franklin Parkway, Filadélfia, onde fará um discurso. No domingo, 27 de setembro, começará o dia se encontrando com os bispos convidados para o 8º Encontro Mundial das Famílias no Seminário São Carlos Borromeu. Depois visitará os detentos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores.

Às 16h locais, o Papa presidirá a missa conclusiva do 8º Encontro Mundial das Famílias no Benjamin Franklin Parkway. A seguir, saudará a comissão organizadora, os voluntários e benfeitores. Depois se despedirá dos Estados Unidos e voltará para Roma onde chegará por volta das 10h locais da segunda-feira, 28 de setembro.

Fonte: radiovaticana.va

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>