20 de Nov 2017

Dia da Consciência Negra gera debate sobre machismo e racismo

Projeto Temas Raciais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realiza mesa-redonda sobre racismo e machismo nas relações raciais do Brasil neste Dia da Consciência Negra. O debate está marcado para hoje, às 9h, no auditório da UFTM.

Durante este mês, a programação da campanha Novembro Negro conta com debates sobre o racismo institucionalizado no país e a necessidade da luta contra a desigualdade racial. O propósito é discutir temas e questões relacionados à situação do negro na sociedade, de forma bem diversificada. Desde o início do mês, estão ocorrendo palestras, rodas de conversa, lançamento de livro, sessão de filme com debate, sendo que hoje, Dia da Consciência Negra, é o ponto auge da campanha, com atividades especiais.

De acordo com a coordenadora do Projeto Temas Raciais, Maria Cristina de Souza, a abertura dos eventos será feita em forma de teatro, com apresentação do cotidiano das domésticas. Logo depois, começa a mesa-redonda sobre o racismo e machismo na sociedade. “A nossa intenção é debater a desigualdade racial e como isso é tratado na sociedade”, explica.

Maria Cristina destaca que o dia 20 de novembro é uma data que deve ser marcada pela denúncia contra o racismo permanente na sociedade e, ao mesmo tempo, como um dia de luta pelo fim do racismo, por meio do trabalho contra a desigualdade racial. “Muitos reclamam e não concordam que este dia seja feriado, mas isso é necessário para que manifestações sejam realizadas, como esta que vamos fazer, com a promoção de um debate e o envolvimento de todos, sobre a desigualdade no país”, destaca.

A programação, elaborada pelo Projeto Temas Raciais da UFTM, continua neste mês. Entre as atividades vale destacar o debate que será promovido entre os alunos da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira sobre as cotas raciais.

Fonte: jornaldamanha

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>