25 de mar 2018

Cursilho para Jovens na Arquidiocese de Uberaba: fazendo discípulos missionários

O Cursilho para jovens da Arquidiocese de Uberaba nasceu no […]

O Cursilho para jovens da Arquidiocese de Uberaba nasceu no ano de 1999. Portanto, neste ano, já se celebram 19 anos de existência dos Cursilhos para Jovens em nossa Arquidiocese. Foram realizados, ao todo, 16 Cursilhos para Jovens, sendo que 14 foram mistos, um para Jovens Homens e um para Jovens Mulheres. Desde seu nascimento até o ano de 2015, os Cursilhos para jovens eram realizados apenas na cidade de Araxá (chamado de Setor Araxá, dentro da estrutura do GED de Uberaba). A partir de 2016, passaram a ser realizados na sede de nossa Arquidiocese, oportunidade em que ganhou maior expressão arquidiocesana por meio de um processo de abertura para os demais setores. Hoje, coordenado pelo Representante Jovem no GED Germano Lemos e assessorado por Padre Marino Molina, o Setor Jovem da Arquidiocese de Uberaba tem mais de 300 jovens cursilhistas espalhados por sete setores em nossa Igreja particular: Araxá, Água Comprida, Uberaba, Sacramento, Frutal, Ponte Alta, Nova Ponte.

Apesar de já existir uma estrutura em nossa arquidiocese para a atuação do MCC, o setor jovem busca a cada dia novos meios para inserir e manter aqueles que vivenciam os cursilhos, sobretudo porque é preciso oportunizar sua participação em atividades realizadas em momentos em que possam estar presentes, visto que suas rotinas não permitem sua presença em dias de semana, à noite. Cada um dos sete setores tem programação específica: terços quinzenais, Escola de Vivência para estudo de temas diversos, Ultreias, Participação em missas, atividades de assistência e caridade, luais e encontros arquidiocesanos de formação.

Os Cursilhos para Jovens são realizados duas vezes ao ano, sempre nas férias de julho e de janeiro. Cada setor apresenta candidatos para vivenciarem os cursilhos e participarem de sua organização. O último cursilho (14º Cursilho Misto para Jovens da Arquidiocese de Uberaba), realizado nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2018, teve a participação de 48 jovens dos sete setores em que há a presença de jovens cursilhistas. O próximo será realizado no mês de julho.

Os contatos para a participação podem ser feitos por meio do e-mail mccjovemuberaba@gmail.com.

Germano Lemos – Representante Jovem no GED Uberaba.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

MENU