20 de Nov 2017

Coral Cidade de Uberaba celebra espetáculo “Missa dos Quilombos”

Hoje, a partir das 19h30, o Teatro Municipal Vera Cruz sedia mais um dia do espetáculo cênico musical “Missa dos Quilombos”, apresentado pelo Coral Cidade de Uberaba e realizado pela Fundação Cultural, com a abertura especial de capoeira. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

De acordo com a regente do coral, Marly Gonçalves, desde que foi criada, em 1981, por Milton Nascimento, D. Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, a “Missa dos Quilombos” já foi celebrada e aplaudida por milhares de pessoas Brasil afora. “O evento é realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, data que marca a luta dos direitos dos negros, sua consciência política e a figura do mestre Zumbi dos Palmares, que em 1695 tombava como grande ícone da resistência do povo negro e da luta contra a escravidão”, explica a regente.

Ela revela que o Coral e convidados vão revisitar a montagem da Cia. Ensaio Aberto, na qual utilizam as partes e a estrutura tradicional de uma missa católica para denunciar e, ao mesmo tempo, numa rebelde esperança, dar seu grito em favor da luta contra todo tipo de preconceito, discriminação e desigualdade. O pano de fundo é o mundo do trabalho.

Marly destaca que o espetáculo será cheio de sons, ritmos, cores e ações, que certamente vão encantar o público, além de fazer pensar. “Será uma grande festa, com a participação de músicos, cantores, atores, dançarinos, capoeiristas e representantes das religiões de matrizes africanas”, informa a regente. Ela complementa que a Missa dos Quilombos é uma forma de “inventariar o passado para fazer presente e futuro mais justos”.

Fonte: jornaldamanha

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>