20 de Set 2013

Concluido o Capitulo Geral da Ordem de Santo Agostinho

Nenhum comentário

Eleito novo Conselho Geral que ajudará o Prior Geral Padre Alejandro Moral Antónnel no governo


Dia 14 de setembro foi concluido o Capitulo Geral da Ordem de Santo Agostinho. Os Padres eleitos para o novo Conselho Geral que ajudará o Prior Geral Padre Alejandro Moral Antónnel no governo são:
Joseph Farrell (Villanova), assistente geral para a América do Norte, assume também a função de Vigário Geral da Ordem; Edward Daleng (Nigéria), assistente geral para a África; Patricio Villalba (Ecuador), assistente geral para a América Latina; Anthony Banks (Austrália), assistente geral para a Ásia e Pacifico; Luis Marin (Espanha) assistente geral para a Europa do Sul; Franz Klein (Germania) assistente geral para o Norte da Europa. Na função de Procurador o Padre Miguel Angel Martin Juarez (Espanha), Ecônomo Padre Matthias Echt (Germania) e Secretário Padre John Flinn (Villanova).

O Prior Geral indicou na frase evangélica “Sede misericordiosos como vosso Pai celeste é misericordioso” a frase guia do seu mandato e citou o princípio da Regra e do Evangelho para que os que presidem sejam como aquele que serve. Padre Alejandro indicou os seguintes pontos programáticos: prioridade à dimensão orante; alimentar a vida comunitária por meio de iniciativas concretas que as comissões internacionais explicitarão das propostas do Capítulo e que chegarão ao conselho das várias circunscrições; pastoral vocacional e cuidado com a própria vocação; atenção à formação, inicial e contínua; análise da situação social atual a fim de responder com o Evangelho às exigências atuais; construir uma maior centralização econômica para manifestar a dimensão da pobreza na Ordem; importância do estudo e da dimensão cultural da Ordem, a partir do Instituto Patrístico; atenção à vida monástica contemplativa, continuando o que já foi iniciado pelo Conselho anterior com o encontro das freiras em Guadarrama; cuidado dos leigos agostinianos e da juventude através da organização de novas conferências para leigos e animadores da pastoral da juventude; reforçar a comunicação e troca de informações.

Na festa da Exaltação da Santa Cruz, o Prior Geral celebrou a Eucaristia com os Padres Capitulares na Capela Santa Mônica. Durante sua homilia Padre Alejandro Moral Antónha indicou no olhar da Mãe ao lado do Crucificado a forma de olhar para a cruz: “É o olhar de quem “sofre com”, o olhar de compaixão que nos faz reconhecer aqueles que sofrem ao nosso lado e encoraja-nos a curar, acompanhar, consolar … é olhar compassivo, o olhar de Deus .. “É uma maneira de olhar profundamente presente em nossa tradição agostiniana”. Padre Alejandro concluiu: “Não há outro caminho fora do que foi ensinado no dia da profissão: caminhar através do Cristo homem para que através Dele possamos chegar a Cristo Deus”.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>